Estados Unidos
07/08/2009
Decisão sobre caças deve sair em setembro
07/08/2009

Brasil e Peru buscam parceria energética

Brasil e Peru buscam parceria energética

Os ministros de Minas e Energia, do Brasil, Edison Lobão, e do Peru, Pedro Sanches, se reúnem nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, para discutir a implementação de uma parceria que promova a integração energética entre os dois países.

Brasil e Peru devem realizar estudos conjuntos com o objetivo de garantir a segurança elétrica comum.

Para tanto, será feito um inventário das bacias hidrográficas que poderão receber a construção de hidrelétricas binacionais.

Além disso, acordos de interconexão elétrica entre o Peru e o Brasil também deverão ser firmados após a conclusão dos estudos.

Os dois países realizam as discussões no âmbito do Convênio de Integração Energética assinado em maio por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Peru, e do Memorando de Entendimento assinado em abril, em Rio Branco (AC), pelos presidentes dos dois países.

De acordo com o governo brasileiro, o Memorando de Entendimento prevê a realização de estudos de viabilidade logística e financeira para a construção de seis usinas hidrelétricas em território peruano, onde deverão ser aplicados US$ 4 bilhões.

O presidente Lula revelou que o governo brasileiro pretende construir parcerias com empresas peruanas da área de energia elétrica para realizar o projeto.

Há ainda a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atuar no financiamento das hidrelétricas.

O projeto envolve as usinas de Inambari (2 mil MW), Sumabeni (1.074 MW), Paquitzapango (2 mil MW), Urubamba (940 MW), Vizcatán (750 MW) e Cuquipampa (800 MW).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *