Relações Exteriores

Desenvolvimento
20/08/2012
Equador vai à OEA, ALBA e UNASUL para garantir asi
20/08/2012

Brasil e Peru fecham acordo para evitar impasse so

Brasil e Peru fecham acordo para evitar impasse sobre haitianos

Brasília – O Brasil, por intermédio do governo do Acre, e o Peru chegaram a um acordo para evitar que impasse em torno de imigrantes haitianos chegue à Organização dos Estados Americanos (OEA). O cônsul do país vizinho reconheceu a gravidade da situação vivida por 100 haitianos acampados em Iñapari, município peruano na fronteira com Assis Brasil (AC).

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, conversou com o cônsul, mas o embaixador peruano no Brasil, Jorge Bayorna, ainda aguarda instruções do ministério das Relações Exteriores para se manifestar.

Nilson Mourão havia dito que o Acre iria comunicar à Comissão de Direitos Humanos da OEA sobre o agravamento da falta de assistência humanitária aos haitianos. Agora, o governo do Acre vai aguardar por uma ação dos peruanos.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos somente será acionada se fracassarem todos os esforços em torno de um acordo para que os haitianos sejam atendidos em suas necessidades.

O Secretário de Justiça do Acre informou que o Peru assumiu o compromisso de fornecer água, alimentação e abrigo aos haitianos até que uma solução definitiva seja implementada.

Por outro lado, Nilson Mourão garantiu que o governo do Acre dará assistência médica, no hospital de Assis Brasil, aos haitianos com saúde mais precária. Eles receberão os medicamentos necessários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *