Defesa

Ciência & Tecnologia
14/02/2012
Alemanha quer parceria com o Brasil para contornar
14/02/2012

Indústria militar

Brasil e Peru firmam Aliança Estratégica em Defesa

Brasília – Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Peru, Luis Alberto Otárola, assinaram nesta terça-feira, 14, em Brasília, dois convênios de cooperação binacional no âmbito da indústria para a defesa e dois memorandos de entendimento no campo aeroespacial e de engenharia naval. Os acordos são resultados da Aliança Estratégica buscada pelos dois países.

Segundo Otárola, “estamos hoje consolidando nossa Aliança Estratégica no campo da indústria militar, que é muito diferente do conceito tradicional de só comprar armas. O Peru e o Brasil estão trabalhando em uma perspectiva muito mais integral”.

O acordo no campo da engenharia naval permitirá que a empresa peruana de Serviços Industriais da Marinha (SIMA) possa participar de projetos de fabricação de unidades navais e de intercâmbio de tecnologia com a brasileira Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).

No campo aeroespacial, o Serviço de Manutenção da Força Aérea Peruana (SEMAN), terá a oportunidade de participar de projetos conjuntos e acessar a transferência de tecnologia por parte da brasileira EMBRAER, que permitirá a fabricação de peças e componentes estruturais para as aeronaves.

Para o ministro Celso Amorim, a Aliança Estratégica com o Peru constitui um pilar fundamental na relação bilateral. De acordo com ele, os presidentes Ollanta Humala e Dilma Rousseff estão empenhados pessoalmente em fazer avançar esses entendimentos.

O Peru também propôs ao Brasil um acordo adicional sobre segurança fronteiriça. Os acordos assinados em Brasília contemplam ainda a capacitação e formação de efetivos militares peruanos em cursos e treinamentos técnicos por instituições brasileiras.

Amorim e Otárola concordaram ainda com o fortalecimento de organismos como a UNASUL que terá como próximo presidente pro tempore o Peru.

Luis Alberto Otárola concluiu sua visita à Brasília em uma reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Nesta quarta-feira, 15, ele estará em São José dos Campos onde visitará as instalações da EMBRAER e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Brasil. De lá, seguirá para o Rio de Janeiro para conhecer a EMGEPRON.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *