Relações Exteriores

Congresso quer explicações sobre Manual de Contra-
31/10/2011
Maquiagem
31/10/2011

Fronteira

Brasil e Peru vão reforçar segurança na fronteira

Brasília – Os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Peru, Rafael Roncagliolo, negociaram nesta segunda-feira, 31, a ampliação dos acordos de combate ao narcotráfico e à violência na região fronteiriça.

Em 2012, será realizada a VII Comissão Mista de Luta contra as Drogas. Neste sentido, o combate aos ilícitos de drogas na zona de fronteira será intensificado, inclusive com a vigilância amazônica.

Antonio Patriota e Rafael Roncagliolo estabeleceram ainda um novo Comitê de Fronteira Purus – Santa Rosa.

Os dois países também pretendem intensificar os entendimentos nos setores de energia e crescimento sustentável. Ficou definido que a presidente Dilma Rousseff visitará o Peru em 2012.

Em visita à Brasília, Roncagliolo anunciou que o presidente peruano, Ollanta Humala, vai implantar programas de transferência de renda semelhantes aos implementados no Brasil.

De acordo com Antonio Patriota, o Brasil já é o quinto maior investidor direto no Peru com um volume de US$ 1,2 bilhão.

Os dois países mantêm parcerias nos setores de mineração, infraestrutura, produção e distribuição de petróleo e gás.

Brasil e Peru devem investir cerca de US$ 3,5 bilhões nos próximos cinco anos apenas em projetos no setor de mineração.

Aliança estratégica

Os dois países decidiram fortalecer a aliança estratégica nos âmbitos político, social, econômico e cultural. No primeiro trimestre de 2012, os presidentes Ollanta Humala e Dilma Rousseff reunirão em Lima, os respectivos ministros da área social para aprofundar a cooperação bilateral.

Brasil e Peru também decidiram criar o Mecanismo de Alto Nível para a Integração e o Desenvolvimento, que será presidido pelos respectivos chanceleres. Este mecanismo deverá facilitar a implementação dos projetos de integração física e de complementação econômica, energética e o desenvolvimento das regiões fronteiriças.

Em 2012, os dois países promoverão um encontro empresarial de alto nível para promover novas associações estratégicas e gerar oportunidades de negócios bilaterais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *