Relações Exteriores

América Latina
04/01/2012
Soldado brasileiro morre no Haiti Brasília
04/01/2012

Brasil e Peru vão relançar parceria estratégica

Brasil e Peru vão relançar parceria estratégica

Brasília – A presidente Dilma Rousseff visitará o Peru ainda no primeiro semestre deste ano com o objetivo de aprofundar a relação bilateral e relançar a parceria estratégica entre os dois países. Será a segunda vista dela ao Peru desde a posse de Ollanta Humala.

De acordo com o embaixador do Peru em Brasília, Jorge Bayona Medina, “a visita da presidente Dilma Rousseff constituirá a base essencial sobre a qual Brasil e Peru continuarão trabalhando para brindar um renovado conteúdo social, político e econômico às relações bilaterais”.

No primeiro semestre do ano passado, Humala realizou visita oficial ao Brasil na condição de presidente eleito do Peru. Por ocasião da Assembléia-Geral da ONU em Nova Iorque, os dois voltaram a se encontrar.

Em 28 de julho, Dilma Rousseff participou da cerimônia de posse de Ollanta Humala e da Cúpula de Presidentes da UNASUL, realizadas em Lima.

Espanha

O presidente do Peru será o primeiro mandatário latino-americano a reunir-se em Madri com o novo presidente de governo espanhol, Mariano Rajoy. O encontro está previsto para os dias 30 e 31 de janeiro.

Na capital espanhola, Humala será recebido também pelo Rei Juan Carlos. O convite para visitar a Espanha havia sido feito pelo ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero.

No dia 20 de novembro, o presidente do Peru falou por telefone com Rajoy parabenizando-o por sua vitória nas eleições gerais. Em outubro, o chanceler peruano Rafael Roncagliolo esteve em Madri para enfatizar a importância das relações com a Espanha para o novo governo.

Defesa

O governo do Peru confirmou a designação do general Wilver Alfredo Calle Girón, como novo vice-ministro de Políticas para a Defesa. Ele ocupará o lugar do embaixador Marco Vinício Balarezo Lizarzaburu.

Calle Girón ocupava o cargo de diretor-geral do Escritório Executivo de Controle de Drogas, subordinado ao ministério do Interior. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *