Brasília, 20 de outubro de 2019 - 01h57
Brasil e Portugal aprofundam cooperação matéria de Defesa

Brasil e Portugal aprofundam cooperação matéria de Defesa

12 de setembro de 2019 - 13:05:00
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Os ministros da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo, e de Portugal, João Gomes Cravinho, reuniram-se nesta quarta-feira, 11, em Lisboa, com o objetivo de aprofundar a cooperação em matéria de Defesa. O reforço da cooperação bilateral, as indústrias de Defesa, os assuntos de Defesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as participações em missões internacionais foram os principais temas da agenda.

Cravinho, que serviu em Brasília como Embaixador da União Europeia, até outubro de 2018, fez questão de destacar que essa era a terceira vez que tinha a oportunidade de reunir-se com seu homólogo brasileiro e que isso já evidenciava “a importância da convivência e da densidade do ensinamento da defesa entre Portugal e o Brasil”.

Ele lembrou ainda que o encontro desta quarta-feira ocorre pouco tempo depois de o seu país negociar a aquisição de cinco aeronaves KC- 390. “Não se trata só da aquisição de um equipamento muito importante para a Força Aérea Portuguesa, mas representa também o início de oportunidades estratégicas para Portugal e Brasil trabalharem juntos”, enfatizou.

Fernando Azevedo fez questão de manter esta agenda em Portugal, após receber o primeiro caça Gripen F-39, na Suécia, porque não pôde comparecer na data do acordo entre o Ministério da Defesa de Portugal e a empresa brasileira Embraer, em 22 de agosto, quando foi acertada a aquisição das novas aeronaves KC-390 pelos portugueses.

Para Azevedo, Portugal tem uma posição estratégica para o Brasil, por ser a porta de entrada da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “Além de Portugal ser o nosso berço, nosso parceiro histórico, será também a porta de entrada do KC-390 na OTAN, na Europa, no Oriente Médio”, disse o ministro brasileiro.