Brasil e Bolívia fortalecem inteligência na fronte
13/01/2011
Itaipu
17/01/2011

Brasil e Portugal discutem acordos em Ciência e Te

Brasil e Portugal discutem acordos em Ciência e Tecnologia

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, se reuniu nesta quarta-feira, 12, com o embaixador de Portugal no Brasil, João Manuel Guerra Salgueiro, com quem discutiu o futuro dos acordos firmados entre Brasil e Portugal nas áreas de Ciência eTecnologia.

 

As cooperações entre os dois países iniciaram em 1968, quando firmada a parceria na área de energia nuclear para fins pacíficos.

 

Em 2009, foram retomadas as negociações com acordos nos setores de nanotecnologia, ciências sociais e humanas.

 

No mesmo ano, o MCT manifestou interesse em desenvolver trabalho conjunto com o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), laboratório binacional que participam Portugal e Espanha dedicado ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de nanotecnologia e novos materiais.

 

Em 2010, por ocasião da Cimeira Luso-Brasileira, realizada em Lisboa, o MCT e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Portugal firmaram acordo de entendimento para lançamento do Programa de Formação Avançada e Pesquisa Conjunta no setor de pesquisa e produção de hidrocarbonetos em águas profundas na Bacia do Atlântico.

 

O documento assinado tem por base a parceria estratégica em curso entre as empresas Petrobrás e Galp Energia para exploração petrolífera de águas ultra-profundas.

 

O principal objetivo é a promoção dos mecanismos de financiamento dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e programas de formação avançada a serem desenvolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *