Defesa

Defesa
17/04/2015
Segurança
17/04/2015

Parceria

Brasil e Portugal terão propostas para a proteção do Atlântico Sul

Brasília – Brasil e Portugal terão, nos próximos meses, novas sugestões de ações para a proteção e a vigilância marítima do Atlântico Sul. Foi o que discutiram os ministros da Defesa do Brasil, Jaques Wagner, e de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, em reunião realizada nesta quarta-feira, 15, em Brasília. De acordo com o MD, as propostas deverão ser expostas pelos dois países no próximo mês, durante reunião dos membros do Tratado da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas).

Wagner e José Pedro trataram ainda sobre futuras parcerias no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em ações de combate ao narcotráfico, pirataria e outros ilícitos cometidos no Atlântico Sul. Jaques Wagner salientou que o Brasil tem interesse em aprofundar a cooperação com a finalidade de manter a região livre de ameaças e conflitos.

O ministro português afirmou que o seu país pretende intensificar as relações com o Brasil nas áreas de capacitação profissional, construção e indústria naval, além de gestão ambiental. Wagner lembrou que as Forças Armadas possuem modelos de boas práticas em meio ambiente, além de desenvolverem ações de apoio na capacitação de militares dos países africanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *