Cyclone-4
02/05/2005
EADS/Casa
02/05/2005

Cooperação Espacial

Brasil e Rússia iniciam cooperação em programa espacial

Representantes da Roskosmos, a agência espacial russa, estiveram com o presidente da Agência Espacial Brasileira [AEB], Sergio Gaudenzi, para iniciar as discussões sobre a cooperação bilateral. Os dois países firmaram memorando de entendimento em novembro do ano passado.

Brasil e Rússia têm interesse comum em relação a modernização do Veículo Lançador de Satélites [VLS], o desenvolvimento de veículos lançadores e também de satélites geoestacionários, e de infra-estrutura para o Centro de Lançamento de Alcântara [CLA], que o Ministério da Ciência e Tecnologia quer transformar num centro espacial nos moldes da NASA.

Os dois países formaram uma comissão com dez representantes de cada país, para estudarem a aplicação dos objetivos que deverão resultar num acordo a ser assinado, possivelmente, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia, no final do ano.

Os técnicos brasileiros devem tratar de um acordo de salvaguardas para lançamentos a partir de Alcântara, enquanto os russos cuidarão da proteção mútua de tecnologia. Este mês, será realizada uma reunião de Alto Nível entre os dois países, em Brasília.

A Agência Espacial Brasileira quer aproveitar a oportunidade para viabilizar o vôo do astronauta Marcos Cesar Pontes para a Estação Espacial Internacional a bordo da astronave Soyuz, o que poderá ocorrer no ano que vem. A viagem do astronauta brasileiro foi feita pelos russos em outubro de 2004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *