Relações Exteriores

Camex recebe chanceler de Camarões
13/05/2013
Minustah
13/05/2013

Brasil e Suécia aprofundam cooperação em Inovação

Brasil e Suécia aprofundam cooperação em Inovação e Desenvolvimento Sustentável

A ministra de Empresas da Suécia, Annie Lööf, chefiou a delegação sueca de empresários e representantes do governo que esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para discutir cooperação em inovação industrial, investimentos e ressaltar o interesse do país em aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras. A delegação foi recebida pela secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes.

A secretária falou das oportunidades em investimento no Brasil, em setores como defesa, petróleo e gás, e ressaltou o Plano Brasil Maior e outras medidas implementadas pelo governo federal para o aumento da competitividade da indústria nacional, com o Inova-Empresa. Segundo ela, inovação é a palavra-chave para o Brasil, neste momento, e a base da política industrial e de comércio exterior implantada com o Brasil Maior.

A capacitação profissional, como fundamento para a inovação, foi o um dos temas discutidos no encontro e segundo a ministra Lööf há grande interesse das empresas suecas instaladas no país em incentivar o programa, que oferece bolsas de estudo no exterior a estudantes brasileiros de pós-graduação. O secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, destacou o interesse do governo brasileiro em incentivar funcionários de empresas suecas instaladas no país a fazer estágio nas respectivas matrizes. Atualmente, há no Brasil mais de 200 empresas suecas, como Volvo, Electrolux, SKF, AstraZeneca, Swedish Match, Scania e Sandvik.

Também participaram da reunião o embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, e demais representantes do governo sueco e brasileiro. Dias 9 e 10 de maio, os integrantes da missão participam do seminário “Cooperação e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, na sede da Agência Brasileira da Inovação (Finep), no Rio. O evento é resultado de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Sueca para Inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *