Programa FX-2
23/11/2012
Operação Atlântico III é realizada nas regiões Sul
23/11/2012

Brasil e Suécia discutem expansão da parceria em i

Brasil e Suécia discutem expansão da parceria em inovação

Brasília – Brasil e Suécia planejam fortalecer seus laços em inovação e este foi o principal tema do encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e a ministra sueca da Defesa, Karin Enström, realizado nesta quarta-feira, 21.

Na oportunidade, Raupp ressaltou a força da indústria do país nórdico, assim como as possibilidades de trabalho conjunto. “Vemos que temos avenidas abertas pela frente”, apontou.

Para o ministro, “os primeiros passos foram importantes, mas não vejo nenhuma dificuldade para fortalecer nossos esforços. Inovação é o nosso desafio do momento”, assinalou.

Pela primeira vez no Brasil, Karin informou que o foco da missão sueca – que contou com representantes do governo e da indústria – é discutir maneiras de expandir a parceria. “Historicamente, temos um longo caminho de cooperação em tecnologia e inovação. Para que nos tornemos competitivos, vamos trabalhar juntos”, acrescentou.

Inaugurado em 2011, em São Bernardo do Campo (SP), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) busca identificar, desenvolver e apoiar projetos de alta tecnologia. “É um bom ponto de partida e uma oportunidade para trabalharmos juntos em campos específicos, como telecomunicações, área espacial e defesa”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCTI), Álvaro Prata.

Ciência Sem Fronteira

No encontro, Marco Antonio Raupp pediu ajuda para melhorar a participação sueca no programa Ciência Sem Fronteira. Até o momento, 54 bolsas foram concedidas, das quais 40 estão sendo utilizadas por alunos brasileiros naquele país. “Por favor, participem”, solicitou o ministro.

“Quando os estudantes voltarem ao Brasil, a preferência do governo é que eles trabalhem na indústria e não no próprio governo.”

O embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, mencionou a última chamada pública da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para o programa, lançada nesta terça-feira. 20, em colaboração com o Escritório do Programa Internacional de Educação e Formação (IPO, na sigla em inglês). As inscrições poderão ser feitas pelo portal do CsF, da próxima terça-feira, 27, até 14 de janeiro.

Em março deste ano, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Cisb já haviam assinado acordo que concede 100 bolsas para doutorado, pós-doutorado e pesquisador sênior no âmbito do programa. A empresa sueca de segurança e defesa Saab colabora com a iniciativa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *