Defesa

Reino Unido garante que Argentina não tem capacida
29/03/2012
Nações Unidas indica novo general brasileiro para
30/03/2012

Indústria

Brasil e Turquia incrementam cooperação em Defesa

Brasília – O Brasil e a Turquia vão incrementar a cooperação em Defesa e para tanto, cerca de 40 integrantes dos respectivos ministérios se reuniram nos dias 28 e 29 de março em Brasília para definir a parceria estratégica que será adotada para o setor.

De acordo com o ministério da Defesa brasileiro, neste encontro, foi analisado e discutido o cenário atual e as perspectivas da indústria de Defesa de ambos os países.

Além disso, em nível governamental, também discutiram os preparativos para a visita oficial do ministro da Defesa turco, Ismet Yilmaz, ao Brasil, prevista para os dias 7 e 8 de maio.

Na oportunidade, o MD apresentou a sua estrutura; o plano de modernização das Forças Armadas; a Lei 12.598/2012, que prevê incentivos às indústrias de Defesa brasileiras; e a Estratégia Nacional de Defesa (END).

O diretor-técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Armando Lemos, apresentou o panorama do setor no país, abordando também tópicos como tecnologia, multidisciplinaridade e capacitação profissional.

Representando a delegação turca, Ertaç Koca, da Subsecretaria de Indústrias de Defesa, apresentou dados atualizados e traçou um quadro da evolução do setor naquele país.

Ertaç Koca explicou que a prioridade, na Turquia, é o fornecimento interno e, depois, a exportação. Segundo ele, a indústria de Defesa turca tem mais de 300 projetos em andamento e tem feito sólidos investimentos em pesquisas.

Além disso, “rodadas de negócios” foram realizadas entre os representantes dos dois países.

Responsável pelo cerimonial da reunião, o coronel Roberto Simões Ferreira Filho, destacou que essas rodadas, realizadas em salas isoladas, tiveram por objetivo fazer com que “o brasileiro certo conversasse com o turco certo, com o máximo de eficiência.”

Ao final, um Grupo de Trabalho Industrial foi criado para tratar da agenda conjunta, envolvendo representantes das indústrias de Defesa dos dois países, e que será cumprida durante a visita do ministro da Defesa turco ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *