Brasil

Fronteiras
15/08/2016
Política
15/08/2016

Integração

Brasil e Uruguai avançam na ativação do primeiro aeroporto binacional da América Latina

Brasília – Brasil e Uruguai avançam na ativação do primeiro aeroporto binacional da América Latina que se encontra localizado na cidade de Rivera, fronteira com o Brasil pelo Rio Grande do Sul. A informação é do vice-ministro do Turismo do Uruguai, Benjamín Liberoff.

Na última quinta-feira, 11, autoridades dos dois países se reuniram para definir os seis eixos sobre os quais trabalhar, com prioridade para a ativação do terminal aéreo de uso binacional que incorpore um projeto geral de desenvolvimento regional dos dois lados da fronteira.

Benjamín Liberoff explicou ainda que Brasil e Uruguai têm dedicado especial atenção a outras áreas das relações bilaterais como os negócios e acordos nas áreas de educação, saúde, esporte e desenvolvimento produtivo. Na sua avaliação, o aeroporto binacional contribuirá para impulsionar esses acordos.

Na segunda quinzena de outubro, autoridades brasileiras e uruguaias voltam a se reunir para detalhar esses acordos e ultimar o funcionamento do aeroporto. Segundo o vice-ministro uruguaio, “este é um trabalho que estamos desenvolvendo há vários anos. Trata-se de um exercício importante para um modelo que não existe na América Latina e que irá fortalecer várias áreas, incluindo o turismo”, disse.

Recentemente, foi reativada a rota Montevidéo – Porto Alegre operada pela Azul. Agora, os dois países e os executivos da empresa estudam criar uma escala em Rivera. Para tanto, o Uruguai ofereceu instrumentalizar o aeroporto com uma unidade do Corpo de Bombeiros e toda a parte meteorológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *