Agenda

Defesa
15/04/2015
Modernização
15/04/2015

Mercosul

Brasil e Uruguai discutem cooperação bilateral e acordo com a UE

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e do Brasil, Mauro Vieira, se reúnem nesta quinta-feira, 16, para discutir a agenda bilateral de cooperação e o futuro do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Trata-se da primeira visita ao Brasil do Chanceler do presidente Tabaré Vásquez, que tomou posse no Uruguai em 1º de março passado. De acordo com o Itamaraty, o elevado grau de cooperação entre o Brasil e o Uruguai tem conformado um novo paradigma de relacionamento, voltado para promover uma integração profunda e abrangente.

O ministério das Relações Exteriores informou ainda que entre outras áreas, Brasil e Uruguai têm adotado medidas para promover maior complementação industrial, crescente dinamismo na integração da infraestrutura, maior fluidez em suas fronteiras, mais e melhor comércio, além da consolidação de interconexão energética.  Criado em 2012, O Grupo de Alto Nível Brasil – Uruguai é a entidade responsável por supervisionar os projetos de integração.

No plano comercial, o Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e o segundo maior fornecedor de produtos para o país. Em 2014, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 4,9 bilhões, superando o recorde histórico anterior, registrado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *