Brasil

Corrupção
04/02/2016
Defesa Antiaérea
10/02/2016

Crise

Brasil e Venezuela buscam formas para incrementar o comércio

Brasília – Brasil e Venezuela buscam formas para incrementar o comércio bilateral num ano em que Caracas assumirá a presidência pro tempore da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), em abril, e do Mercosul, no segundo semestre. Em reunião dos chanceleres Mauro Vieira e Delcy Rodríguez, o Brasil comprometeu-se em apoiar o projeto do presidente Nicolás Maduro de potencializar e fortalecer a Venezuela como plataforma produtiva.

Os dois discutiram ainda aspectos relacionados com a Cúpula América do Sul – Países Árabes que será realizada em 2018 na Venezuela. Também neste sentido, o Brasil aportará todo o apoio que necessite Caracas para que o evento represente uma retomada das relações políticas e econômico-comerciais entre as duas regiões.

Delcy Rodríguez esteve em Brasília acompanhada do ministro da Economia, Luís Salas, e o vice-ministro para a América Latina e o Caribe, Alexander Yánez.

Com a escassez de produtos básicos cada vez mais grave no país, a Venezuela voltou a pedir socorro ao Brasil para importar alimentos e remédios. Caracas conta com Brasília para superar o momento emergencial que atravessa. Apesar dos pedidos, nada foi tratado com relação à dívida venezuelana com fornecedores brasileiros que ascende aos US$ 2 bilhões.

Apesar de assumir o compromisso em quitar os débitos, os ministros venezuelanos não deram detalhes a respeito. O governo brasileiro prometeu conversar com representantes das indústrias farmacêutica e de alimentos para que a Venezuela conte com esses produtos o mais rapidamente possível. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *