Declaração Conjunta – IX Cimeira Brasil-Portugal
28/10/2008
Cuba terá Petrobras, Embrapa e Apex
30/10/2008

Brasil e Venezuela firmam cooperação científica

Brasil e Venezuela firmam cooperação científica

Com o objetivo de impulsionar, fortalecer e concretizar oportunidades de cooperação científica e tecnológica para a exploração e utilização do espaço, os governos do Brasil e Venezuela firmaram acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia Espacial.

De acordo com a chancelaria venezuelana, a cooperação prevê a realização de missões técnicas e visitas dirigidas ao fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação espacial.

Para tanto, serão desenvolvidos programas e projetos de investigação e desenvolvimento em matéria espacial, execução de programas de formação e capacitação de recursos humanos em especial, na observação territorial e suas aplicações.

Os dois governos também deverão realizar seminários, intercâmbio de cientistas e pessoal técnico e o processamento e uso de imagens de satélite.

Setor produtivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) assinou memorando de entendimento com o ministério da Economia da Venezuela, com o objetivo de fortalecer ambas as instituições por meio de planos, atividades de formação, capacitação e transferência tecnológica para o setor produtivo.

Serão contempladas as áreas de alimentos, bebidas, automatização, automotores, celulose, papel, construção civil, eletro-eletrônicos, energia, meio ambiente, petróleo, gás, telecomunicações, transporte e turismo.

O memorando também vai permitir o intercâmbio estratégico de experiências para a formação profissional nas áreas industriais.

Soluções serão adaptadas às necessidades de ambas as partes e haverá ainda a promoção do desenvolvimento integral de cursos de qualificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *