Relações Exteriores

Brasil e China realizam testes com CBERS 3
28/03/2011
Cooperação com a Alemanha contribui com a inovação
28/03/2011

Brasil elogia governo da Bolívia por progressos na

Brasil elogia governo da Bolívia por progressos na luta contra a pobreza

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, se reuniu no último sábado com o presidente boliviano Evo Morales a quem elogiou pelos progressos alcançados com os programas de redução da pobreza no país.

Na oportunidade, o chanceler reafirmou o interesse do Brasil em trabalhar com os países vizinhos em projetos de cooperação e investimentos em obras de infra-estrutura.

Patriota se reuniu ainda com autoridades bolivianas responsáveis pelos temas energéticos.

De acordo com o ministro, a hidrelétrica que o Brasil constrói no rio Madeira vai beneficiar a Bolívia e a geração de energia permitirá o desenvolvimento da região.

Segundo ele, o governo boliviano deve estimular os investimentos do setor privado brasileiro para industrializar os recursos naturais do país. Patriota também garantiu que os investimentos da Petrobras na Bolívia não vão diminuir.

Com o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, Patriota firmou acordos nas áreas de agricultura, sanidade animal, desenvolvimento fronteiriço e luta contra o narcotráfico.

O Brasil liberou um crédito de US$ 35 milhões para a entrega de tratores agrícolas que serão utilizados no programa “Tratorização” da agricultura boliviana que pretende combater a escassez de alimentos.

Chile

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, foi cuidadoso ao comentar a demanda internacional da Bolívia contra o Chile por uma saída soberana ao mar e em relação às críticas de Evo Morales à política norte-americana.

Segundo ele, “a Bolívia sabe muito bem o que deve fazer em suas relações com os Estados Unidos e o Chile”.

Para o chanceler brasileiro, a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil, Chile e El Salvador, mostra que os Estados Unidos estão dispostos a construir um diálogo positivo com a região.

Nesta semana, Patriota estará em Santiago para dar continuidade ao diálogo e cooperação que está sendo construído pelo governo Dilma Rousseff.

Uma das apostas do governo brasileiro diz respeito à ligação do Brasil com o Pacífico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *