Brasil

Geopolítica Regional
30/11/2015
Integração
30/11/2015

Aliança Estratégica

Brasil expressa desejo de aprofundar relações com Cuba

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em Havana que o Brasil deseja aprofundar as relações com Cuba. Em diálogo com seu homólogo Bruno Rodríguez, Vieira reafirmou o interesse brasileiro em ampliar o relacionamento comercial e político com a Ilha. O chanceler realizou visita ao país na última sexta-feira, 27.

O ministro agradeceu ainda pelo trabalho realizado pelos 12 mil médicos cubanos que participam do programa Mais Médicos, enquanto o chanceler cubano destacou o potencial existente para o desenvolvimento de uma cooperação bilateral nas áreas econômica, comercial, científica, cultural, esportiva, e de saúde.

Os dois trataram também de temas da agenda regional e internacional, principalmente do apoio brasileiro ao fim do embargo econômico norte-americano ao país.

Com o ministro do Comércio Exterior, Rodrigo Malmierca, Mauro Vieira discutiu aspectos relacionados à criação da Câmara de Comércio Brasil-Cuba, instrumento que pretende impulsionar e fortalecer a presença de empresas brasileiras na Zona Especial de Mariel.

Os dois discutiram ainda a ampliação do Acordo de Complementação Econômica (ACE-62) entre o Mercosul e Cuba. O ministro brasileiro encerrou sua agenda na Ilha com um encontro reservado com o presidente cubano Raul Castro, oportunidade em que trataram de temas bilaterais e regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *