Defesa

Brasil reforça cooperação com a Bolívia e doa heli
17/09/2012
Bolívia vai exportar ureia para o Brasil e a Argen
17/09/2012

Fronteira

Brasil firma acordo de cooperação em Defesa com Suriname

Brasília – Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Suriname, Lamuré Latour, assinaram no último dia 13 acordo de cooperação em Defesa para impulsionar o intercâmbio militar e modernizar as Forças Armadas da ex-colônia holandesa. Amorim passou dois dias em Panamaribo discutindo os termos do acordo.

Segundo ele, “Brasil e Suriname decidiram criar um grupo de trabalho bilateral que atenderá e coordenará as atividades de Defesa de ambos os países no mais alto nível do comando militar”.

Pelo tratado, que terá de ser ratificado pelos respectivos parlamentos, o Brasil vai cooperar em especial com a Força Aérea do Suriname e em temas como educação, treinamento de soldados e intercâmbio de especialistas e militares.

Além disso, foi discutida a criação de uma faixa aérea na fronteira entre os dois países e a participação do Suriname no Sistema de Vigilância da Amazônia. A principal preocupação brasileira diz respeito à proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, como aquíferos, na selva amazônica.

O assunto deverá ser tratado na visita que o ministro da Defesa do Suriname irá realizar ao Brasil no início de 2013. Amorim também conversou com o presidente Dese Bouterse e o chanceler surinamês Winston Lackin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *