Brasília, 19 de janeiro de 2020 - 15h11
Brasil inaugura Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte

Brasil inaugura Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte

16 de dezembro de 2019 - 10:47:30
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou, nesta sexta-feira, 13, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Norte (CIISPR-Norte) em Manaus (AM). De acordo com o governo brasileiro, o centro promoverá a integração da atividade de inteligência e agilizará o fluxo de informações entres as agências de inteligência dos sete estados da região. A entrega contempla um dos projetos estratégicos do ministério e irá fortalecer o combate ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Na oportunidade, o ministro Sergio Moro afirmou que “todos os estados podem contar com o governo federal no combate ao crime”. A iniciativa contou com um investimento de R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos eletrônicos. O CIISPR-Norte será estruturado, inicialmente, por um profissional de inteligência de cada um dos estados aderentes, um coordenador recrutado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), um representante de cada uma das agências de inteligências de segurança pública do estado do Amazonas e dois analistas especialistas em atividades como extração de dados e business intelligence.

Entre as principais funções do CIISPR-Norte está a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão o acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.

O ministério informou ainda que umas das atividades que poderão ser desenvolvidas são a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.

Ação Estratégica

O CIISPR-Norte é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça - que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N).

Inaugurado em agosto, o Centro Nacional é o responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país. Além da região Norte, também está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Nordeste (CIISPR-NE) e da região Sul (CIISPR-SUL), os quais juntos tem acesso já realizaram mais de 1300 difusões de documentos de inteligência. Com ativação do CIISPR-Norte, a Rede CIISP passará ter acesso a aproximadamente 200 bases de dados de 19 estados do país.