Defesa

Cooperação
10/06/2016
América Latina
14/06/2016

Operação Ágata

Brasil mobiliza forças militares na fronteira com o Paraguai

Brasília – As Forças Armadas do Brasil iniciaram nesta segunda-feira, 13, mais uma Operação Ágata na fronteira com o Paraguai. Cerca de 15 mil militares, 27 aeronaves e 8 lanchas integram o esquema que guarda relação direta com os preparativos de segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De acordo com o governo federal, a operação terá um custo de R$ 9 milhões.

O ministério da Defesa informou que a Operação Ágata se estenderá por toda a fronteira entre os dois países e envolve ainda efetivos das policías Militar, Federal e Rodoviária, além da Receita Federal.

Os militares têm previsto realizar incursões no rio Paraná e no lago de Itaipu como forma de combater delitos transnacionais. No ano passado, também pela Operação Ágata, a troca de tiros entre militares brasileiros e contrabandistas paraguaios criou um mal estar diplomático entre Assunção e Brasília.

O Brasil realiza a Operação Ágata também na Amazônia sob responsabilidade do Comando Militar da área. Lá, foram mobilizados nove mil militares e 33 agências governamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *