Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H44

Energia

16 de maro de 2005
por: InfoRel
O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse nesta quarta-feira em Brasà­lia que o paà­s vai continuar necessitando do gás natural importado da Bolà­via, mesmo com a entrada em operação do campo de gás descoberto na Bacia de Campos.

Até 2010, não há a menor possibilidade de o Brasil abrir mão do gás natural que vem da Bolà­via, assegurou Dutra. A reserva recém descoberta tem 420 milhões de metros cúbicos.

Para tanto, a Petrobrás mantém a vigilância em torno da situação polà­tica no paà­s vizinho e quanto aos percentuais que serão cobrados pela venda do gás natural.

Segundo José Eduardo Dutra, "assim como a Bolà­via é importante para o Brasil, nós também somos importantes para eles. Hoje nós respondemos por 20% do Produto Interno Bruto daquele paà­s, parcela que sobe para 40% se for levado em conta apenas o PIB Industrial". Ele lembrou que o Brasil mantém pesados investimentos naquele paà­s e vai aguardar os acontecimentos.

"A expectativa é de que se chegue a uma proposta que atenda os interesses do povo e do governo boliviano, mas que, por outro lado, não iniba os investimentos estrangeiros naquele paà­s, em particular os da Petrobras. Reafirmo que vamos continuar na Bolà­via e que também não opinamos sobre debates internos do paà­s", afirmou o ex-senador.

A Petrobrás está presente na Bolà­via desde 1995 e já investiu cerca de US$ 1,6 bilhão no paà­s. Segundo informações da empresa, em seis dos nove estados bolivianos a estatal brasileira mantém duas refinarias, oleodutos e gasodutos e 90 postos de derivados de petróleo.

A produção atual é de 52 mil barris de petróleo e gás equivalente em solo boliviano. A Petrobrás detém, ainda, uma reserva de 158 bilhões de metros cúbicos de gás natural no paà­s.

Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...