Acordo militar: cai a máscara
20/11/2009
Brasil: equilíbrio entre Israel, Palestina e Irã
20/11/2009

Brasil não vai reconhecer eleições em Honduras

Brasil não vai reconhecer eleições em Honduras

O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, informou nesta quinta-feira que o Brasil não vai reconhecer os resultados da eleição hondurenha marcada para 29 de novembro.

Na avaliação de Garcia, essa seria uma forma de legitimar o golpe que depôs o presidente Manuel Zelaya.

Ele disse ainda que as relações da América Latina com os Estados Unidos são muito ruins e que a pressão norte-americana para que o Brasil aceite as eleições como alternativa ao impasse hondurenho, não funcionará.

Para o assessor, reconhecer a eleição sem a devida restituição de Zelaya ao poder seria dar um atestado de bons antecedentes aos golpistas.

Em Washington, o líder do Partido Republicano na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Richard Lugar, apelou ao Brasil para que reconheça as eleições e seus resultados como forma de se colocar um ponto final na crise que dura cinco meses.

Marco Aurélio Garcia também voltou a afirmar que o Brasil não estipulou prazo para que Zelaya deixe a embaixada do país em Tegucigalpa onde está refugiado desde 21 de setembro.

Para o governo, Zelaya está na embaixada como convidado.

O presidente Lula voltou a cobrar a volta de Manuel Zelaya ao poder em discurso realizado na terça-feira, em homenagem à presidenta argentina Cristina Kirchner.

Segundo ele, sem isso se abrirá um precedente perigoso na região. Lula afirmou que o retorno de Zelaya à presidência é consenso em toda a América Latina e Caribe.

Para o Brasil, se os Estados Unidos insistirem numa solução que não passe pela restituição de Zelaya ao poder, o país ficará isolado na região.

Nesta quinta-feira, Manuel Zelaya afirmou que o processo de reconciliação política fracassou e pediu que os hondurenhos não compareçam às urnas no dia 29.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *