Agenda

Suécia busca cooperação com a Agência Espacial Bra
29/05/2012
Guerra Civil
29/05/2012

Diálogo

Brasil pode mediar negociações sobre Programa Nuclear do Irã

Brasília – O embaixador do Brasil em Teerã, Antonio Salgado, afirmou nesta terça-feira, 29, que o governo brasileiro está disposto a colaborar com as negociações em torno de uma solução sobre o Programa Nuclear do Irã.

De acordo com Salgado, o Brasil poderá mediar as negociações já para a próxima reunião entre as autoridades iranianas, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e os representantes do P5 + 1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

A próxima rodada de negociações acontece nos dias 18 e 19 de junho em Moscou.

Antônio Salgado, no entanto, afirmou que o Brasil ainda não foi procurado para participar dos esforços por uma solução negociada para o impasse. Na sua opinião, as negociações entre o Irã e o P5+1 representam “uma boa chance de se alcançar uma solução definitiva para a questão”.

Diplomatas brasileiros também consideram que a decisão do governo iraniano de adiar o lançamento do satélite de observação Fajr, contribui para o clima de entendimento entre aquele país e a comunidade internacional.

O Farj deveria ser lançado no dia 23 de maio e não há data prevista para o lançamento. Hamid Fazeli, chefe da agência espacial iraniana, afirmou que o Farj poderá ser colocado em órbita até março de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *