Brasília, 20 de outubro de 2018 - 21h46

Brasil pode rever relações com Honduras

01 de dezembro de 2009
por: InfoRel

O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta terça-feira que o Brasil pode rever suas relações com Honduras depois de conhecer os dados finais da eleição realizada em 29 de novembro.



 



De acordo com Garcia, além dos números relativos à presença dos hondurenhos às urnas, o Brasil também aguarda um contato do presidente eleito, Porfirio Lobo, para repensar sua estratégia em relação ao país centro-americano.



 



Para o principal conselheiro de política externa do presidente Lula, Lobo também terá de reconhecer a Organização dos Estados Americanos (OEA), como instância legítima para o diálogo com a comunidade regional.



 



Em Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a reafirmar que não reconhecerá os resultados eleitorais nem a escolha de Porfirio Lobo.



 



Lula insiste que Manuel Zelaya seja restituído ao poder pelo menos até janeiro de 2010 quando assumiria o novo presidente.



 



De Tegucigalpa, Pepe Lobo mandou um recado: vai tentar quantas vezes forem necessárias até conseguir ser ouvido por Lula.



 



Também endereçou um recado ao venezuelano Hugo Chávez para que se afaste da política de Honduras.



 



Garcia criticou o presidente da Costa Rica, Oscar Árias que havia reclamado da postura brasileira de ignorar as eleições em Honduras e de reconhecer quase que isoladamente a eleição de Mahmoud Ahmadinejad, no Irã, apesar dos protestos que resultaram na morte de vários opositores.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...