Relações Exteriores

Câmara dos Deputados
21/09/2005
Diplomacia
21/09/2005

Comércio

Brasil – Portugal promovem encontro para incrementar os negócios

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, será realizado o III Congresso Empresarial Brasil – Portugal, em Salvador [BA]. O objetivo do evento, promovido pelo Conselho das Câmaras de Comércio dos dois países, é promover novas oportunidades de negócio, ampliando a internacionalização da economia de ambos.

O evento será apresentando simultaneamente nesta quinta-feira em Lisboa, Brasília e São Paulo. Os investimentos portugueses no Brasil já chegam aos US$ 3 bilhões.

Entre as principais empresas portuguesas que investem no Brasil estão gigantes como o Grupo Espírito Santo [Agribahia], Cimentos de Portugal [Cimpor], Portucel [papel e celulose], Electricidade de Portugal [EDP, representada pela Fafen], e Águas de Portugal [ADP].

A EDP investiu US$ 1,4 bilhões de dólares no controle acionário da Bandeirante Energia [São Paulo], da Excelsa [Espírito Santo], de três centrais hidroelétricas em Tocantins e da térmica de Fafen, na Bahia.

Já o grupo Espírito Santo é um dos maiores produtores de café da Bahia, além de outros empreendimentos agro-pecuários em Tocantins, no setor financeiro [Banco Espírito Santo, sócio do Bradesco] e hoteleiro [rede Sofitel].

Mário Soares

Enquanto isso, o ex-presidente português Mário Soares que esteve reunido recentemente em Lisboa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e pretende disputar um novo mandato em 2006, iniciou nesta quarta-feira, visita de quatro dias ao Brasil. Ele pretende reunir-se com a comunidade portuguesa e empresários portugueses, em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Ele tem encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, a sexa-feira e será homenageado por uma escola de samba carioca no sábado. Mário Soares foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996. Ele tem o apoio do Partido Socialista do primeiro-ministro José Sócrates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *