Defesa

Política
06/10/2016
Política
06/10/2016

Operação de Paz

Brasil prepara 25º Contingente Militar para o Haiti

Brasília – Os militares do 25º Contingente Brasileiro do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (25º Brabat) iniciaram, na segunda-feira, 3, a etapa final de treinamentos antes do embarque para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). O efetivo, composto por 639 militares do Exército, 181 da Marinha e 30 da Força Aérea Brasileira, permenece treinando até 21 de outubro em Recife (PE).

De acordo com a FAB, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil vai conduzir os exercícios Básico e Avançado de Operações de Paz (EBOP e EAOP) na área de instrução do 4º Balatlhão de Polícia do Exército (4º BPE). Nessa fase, vão acontecer atividades com o emprego de tropas e circulação de viaturas militares em manobras, sob coordenação de militares do Exército. Serão envolvidos figurantes e cenários que darão ao exercício grau de realismo simulando incidentes que poderão ocorrer durante a missão no Haiti.

“Nesta etapa, os militares ficarão quatro semanas em regime de internato para simular a rotina a ser enfrentada no Haiti”, explicou o comandante do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF), Major João Francisco da Silva Júnior. “Essa é uma fase decisiva, pois eles saberão se estão realmente aptos para a missão”, afirmou.

Após um ano sem participar da Missão de Paz no Haiti, militares de Infantaria da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB) voltam a integrar o contingente de tropas brasileiras naquele país. Vinte e seis militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) embarcam para Porto Príncipe em novembro.

“Essa missão desperta muita motivação na tropa, pois é a oportunidade para os profissionais colocarem em prática o aprendizado adquirido ao longo da carreira”, ressaltou o comandante do BINFAE-RF. Os militares da FAB vão compor o 4º Pelotão da 2ª Companhia de Fuzileiros de Paz da MINUSTAH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *