Relações Exteriores

Comércio Exterior
04/04/2006
Assuntos Estratégicos
04/04/2006

Biocombustíveis

Brasil quer aprofundar relações com Honduras

O presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, que participa da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID], em Belo Horizonte, esteve nesta segunda-feira em Brasília quando manteve reunião de trabalho com o o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mais de uma hora.

Zelaya e Lula repassaram a agenda bilateral e anunciaram o desejo comum de reforçarem as relações bilaterais. Os hondurenhos têm especial interessem pela cooperação na área de biocombustíveis.

Lula e Zelaya conversaram pela primeira vez na Guatemala, em setembro de 2005, por ocasião da reunião dos presidentes do Sistema de Integração Centro-Americana [SICA].

Segundo o Planalto, os dois presidentes expressaram interesse em aprofundar e diversificar o relacionamento com a América Central e o Caribe e impulsionar o comércio entre Brasil e Honduras, no contexto do SICA sobre as negociações de livre-comércio entre o Mercosul e os países da América Central.

Também pretendem avançar nas iniciativas de cooperação técnica, com a disposição brasileira em dar continuidade à cooperação e à transferência de tecnologia na área dos biocombustíveis, principalmente o etanol.

O presidente José Manuel Zelaya acenou com a possibilidade dos dois países estabelecerem cooperação com o Brasil em termos de prevenção e controle da AIDS, inclusive com a importação de medicamentos fabricados no Brasil, projetos de exploração de petróleo pela Petrobrás, e convênios nas áreas de defesa e esporte.

Além disso, o presidente de Honduras espera contar com o apoio brasileiro para solucionar a dívida do país com o BID, um dos motivos de sua participação na 47ª Reunião dos Governadores do banco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *