MMA reúne informações estratégicas sobre Amazônia
08/08/2006
Aprovado projeto que institui o Programa Fronteira
08/08/2006

Brasil realiza reunião de alto nível do G-20

Brasil realiza reunião de alto nível do G-20

O Brasil promove nos dias 9 e 10 de setembro, no Rio de Janeiro, a reunião de alto nível dos países que integram o G-20, com o objetivo de discutir a atual situação da Rodada de Doha, que teve suas negociações suspensas pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para o Brasil, o encontro do Rio deve servir para que sejam apresentadas alternativas à retomada das negociações. O principal entrave está na questão dos subsídios agrícolas.

De acordo com o Itamaraty, além daqueles que integram o grupo, estão sendo convidados outros países em desenvolvimento, especialmente aqueles que coordenam agrupamentos regionais ou temáticos na OMC. O Brasil também convidou o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, que não deu resposta.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores explica que “o impasse existente nas negociações sobre agricultura é particularmente prejudicial aos países em desenvolvimento, visto que o setor, onde esses países são em geral competitivos, continua a padecer de graves distorções e desequilíbrios que afetam negativamente o comércio internacional”.

Para a diplomacia brasileira, o G-20 tem atuado com eficácia nas negociações da Rodada Doha. Além disso, o G-20 pretende manter a estratégia de aproximar posições e contribuir para a retomada dos trabalhos e negociações com a maior brevidade possível.

Estados Unidos

Em audiência pública realizada na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal, na semana passada, o ministro Celso Amorim, explicou que o G-20 está unido em oposição aos subsídios concedidos pelos Estados Unidos e a União Européia aos seus produtores.

Amorim esclareceu que a suspensão das negociações da Rodada Doha afeta profundamente o comércio multilateral mundial.

Por outro lado, o Itamaraty comunicou à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que a Delegação Permanente do Brasil em Genebra vai solicitar, na próxima reunião do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC, a se realizar no dia 1º de setembro, a constituição de painel de implementação.

Este painel vai avaliar se os Estados Unidos cumpriram com as decisões da organização quanto ao contencioso sobre subsídios ao algodão vencido pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *