Amazônia: Desafios e Estratégias
25/05/2005
Oriente Médio
30/05/2005

Embrapa

Brasil sedia encontro de instituições ibero-americanas de pesquisa

O incremento da cooperação científica em pesquisa agropecuária entre as nações da América Latina, Espanha e Portugal será debatido por 21 representantes dos Institutos Nacionais de Investigação Agropecuária [INIAs] durante o “IV Encontro do Sistema INIAs Ibero-américa”, a ser realizado no Rio de Janeiro, de 31 de maio a 2 de junho.

Os representantes das instituições de pesquisa, visando uma maior integração e desenvolvimento do sistema, irão avaliar os principais programas e novas propostas de projetos.

O Sistema INIAs Ibero-américa foi constituído em 2003 por Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Honduras, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, como fórum permanente para a cooperação, formação e informação em pesquisa agropecuária.

O Brasil assinou sua adesão ao Sistema no encontro realizado em Barcelona, em 2004, sendo que este ano haverá a adesão de Bolívia, Cuba, El Salvador, Nicarágua e Paraguai.

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representada pelo seu presidente Silvio Crestana, realizará a abertura do evento, junto com representantes da Espanha, Portugal, Peru e da União Européia.

É a primeira vez que o encontro é realizado no Brasil e será uma oportunidade para que os participantes conheçam melhor o modelo de pesquisa desenvolvido pela Embrapa.

Serão discutidos acordos de cooperação; o programa de formação de doutores; a Iniciativa Amazônica, que articula as pesquisas científicas dos países amazônicos na região; o Projeto Montanhas, que estuda a agricultura adaptada aos ecossistemas montanhosos; e novos programas e projetos.

Serão apresentados diversos programas entre os quais o Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo [CYTED] e os Programas de Cooperación Internacional de Pesquisa da UE.

O encontro, organizado por Embrapa, Instituto Nacional de Investigación y Tecnologia Agraria y Alimentaria da Espanha, e pelo Centro Internacional de la Papa do Peru, será realizado no Hotel Everest [Rua Prudente de Morais, 1117, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. Tel. 55 21 2525-2200].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *