Programa Espacial
29/03/2006
Economia
30/03/2006

Saúde Pública

Brasil sedia reunião internacional sobre agrotóxicos

Entre os dias 3 e 8 de abril, Fortaleza [CE] receberá 400 representantes de 158 países para a 38ª reunião do Comitê Codex de Resíduos de Pesticidas [CCPR].

O comitê integra o Codex Alimentarius Internacional, fórum de normalização de alimentos da Organização das Nações Unidas [ONU].

É a primeira vez que uma reunião do Codex é realizada num país latino-americano para discutir os limites máximos de resíduos de agrotóxicos em alimentos.

Além de estabelecer a quantidade segura de agrotóxicos nos alimentos e rações, o comitê é responsável por criar diretrizes e parâmetros para o comércio entre os países, visando à segurança alimentar. Ele conta, atualmente, com cerca de 170 países membros.

Durante o encontro, serão estabelecidos os limites de resíduos em alimentos e rações, as considerações sobre as avaliações toxicológicas dos ingredientes ativos dos agrotóxicos e o levantamento de dados sobre a diversidade das dietas dos países. As decisões serão tomadas por consenso.

Segundo o ministério da Saúde, o Brasil é referência na América Latina na área de resíduos de agrotóxicos, pois possui uma base de dados com cerca de três mil limites máximos de resíduos estabelecidos para mais de 350 substâncias de uso agrícola.

Com a criação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos [Para], a Anvisa vem monitorando, há cinco anos, nove culturas que fazem parte da alimentação dos brasileiros.

Desde 2001, já foram analisadas mais de cinco mil amostras de alimentos, coletadas em supermercados. Os resultados orientam as decisões da agência e das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, no que se refere à promoção e proteção da saúde dos consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *