Relações Exteriores

O Haiti nos levaria ao Afeganistão?
16/11/2009
Parlamentares querem saída do Brasil do Haiti
17/11/2009

Brasil tem novo embaixador na Argentina

Brasil tem novo embaixador na Argentina

Em sessão extraordinária, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado, vota nesta terça-feira, a indicação do embaixador Enio Cordeiro, para a representação diplomática do Brasil em Buenos Aires.

Cordeiro é o atual Subsecretário de América do Sul, do Itamaraty. Ele vai para o lugar de Mauro Vieira que foi transferido para Washington.

A pressa tem uma explicação: o Brasil quer apresentar seu novo embaixador à presidenta argentina Cristina Fernández de Kirchner que na quarta-feira estará em Brasília.

Ela participará da reunião do Mecanismo de Integração e Coordenação Brasil Argentina (MICBA).

Este também será o quarto encontro presidencial do Mecanismo, que tem por objetivo assegurar o acompanhamento e a avaliação dos temas e projetos de cooperação estratégicos para os dois países.

No âmbito do  mecanismo são implementados   projetos que abrangem as áreas de cooperação nuclear, espacial e em ciência e tecnologia, integração energética, integração da infra-estrutura física, temas migratórios e sistema de pagamentos em moeda local, entre outros.

Lula e Cristina Kirchner devem assinar o Memorando de Entendimento entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) sobre cooperação na área de farmacopéias; Acordo de Facilitação Turística na fronteira Foz do Iguaçu – Puerto Iguazú; e o Ajuste complementar ao Acordo de Cooperação Técnica para implementação do projeto para fortalecimento do Programa de Controle da Dengue.

Também haverá a troca de Notas relativas ao Convênio de cooperação entre as empresas Empreendimentos Energéticos Binacionais (EBISA) e Eletrobrás para execução de estudo de viabilidade técnico-econômico e ambiental para um segundo aproveitamento hidrelétrico no rio Uruguai.

Em 2008, a corrente de comércio entre os dois países alcançou aproximadamente US$ 31 bilhões, dos quais US$ 17,6 bilhões corresponderam a exportações brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *