Agenda

Acordo em Defesa Brasil-Argentina é aprovado
15/11/2006
“BRASIL – PERU: Ampliando os horizontes de uma Par
15/11/2006

Brasil tem proposta para reduzir desmatamentos

Brasil tem proposta para reduzir desmatamentos

Nesta quarta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a proposta brasileira de criação de um mecanismo de incentivos positivos para países em desenvolvimento que reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa por meio do combate ao desmatamento.

Marina Silva participa da 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudança do Clima (COP-12) em Nairóbi, no Quênia, evento que reúne representantes de mais de 180 países.

De acordo com a proposta, os países em desenvolvimento poderão receber recursos internacionais para aprimorar as ações de combate ao desmatamento. Em 2005, o Brasil reduziu em 30% o desmatamento na Amazônia.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a proposta sugere que a redução das emissões seja contabilizada a partir de uma taxa média de desmatamento de referência, num período de tempo a ser determinado e num conteúdo definido de toneladas de carbono por bioma ou por tipo de vegetação.

A proposta brasileira, de criação desse mecanismo, foi discutida na última sexta-feira, 10, na reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o governo brasileiro, o foco principal das ações na área de mudanças climáticas é a alteração da matriz energética dos países desenvolvidos, já que cerca de 80% das emissões dos gases de efeito estufa são provenientes do uso de combustíveis fósseis.

Dados de 2005 do Ministério de Minas e Energia revelam que a biomassa é fonte de 29% da energia do país e 15% ficam a cargo das hidrelétricas. No mesmo período, a matriz energética mundial contava com 11% de biomassa e 2% de hidrelétricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *