Defesa

Cresce o comércio entre Brasil e Paquistão
25/06/2007
Discurso do presidente Lula, durante a Sessão Plen
06/07/2007

Brasil terá Centro de Estudos no Haiti

Brasil terá Centro de Estudos no Haiti

A partir de setembro o Brasil irá reforçar sua presença no Haiti onde já comanda a missão de estabilização da ONU. A cargo do professor Antonio Jorge Ramalho, servidor civil do Ministério da Defesa, será implantado o Centro de Estudos Brasileiros, em Porto Príncipe.

Para o Ministério da Defesa, as atividades acadêmicas vão fortalecer os trabalhos de pacificação e reconstrução desempenhados no Haiti pelas tropas brasileiras, além de firmar os laços culturais entre os dois países.

Segundo Antonio Jorge Ramalho, “o Centro de Estudos vai oferecer aulas de Português e de História do Brasil para a comunidade local e promover a realização de eventos artísticos. Vamos abrir um espaço de intercâmbio cultural e acadêmico entre as duas sociedades”. Ele acredita que o centro terá condições de funcionar como um ponto de encontro entre a elite pensante e os artistas haitianos e brasileiros.

Antonio Jorge Ramalho está no Haiti há um mês e meio e se dedica às instalações do centro que ficará sediado no bairro Petionville. Ele informou ainda que o Centro de Estudos Brasileiros vai oferecer acesso à internet à população haitiana para programas de inclusão digital.

“A idéia é usar computadores para facilitar o aprendizado da língua portuguesa e disponibilizar os instrumentos necessários para a alfabetização digital dos haitianos”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *