Agenda

Chanceler quer Haiti menos dependente
23/09/2010
Bolívia teme invasão militar norte-americana
23/09/2010

Brasil terá embaixada no Afeganistão

Brasil terá embaixada no Afeganistão

No próximo dia 25, representantes de vários setores do governo brasileiro seguem para Cabul, no Afeganistão, para dar início às negociações que implicarão na abertura da embaixada do Brasil naquele país.

 

O governo afegão também informou que pretende abrir sua representação diplomática no Brasil em breve.

 

Diplomatas brasileiros permanecerão no país por três dias com o objetivo de estudar o incremento das relações bilaterais.

 

Em 2006, Brasil e Afeganistão firmaram um acordo de cooperação técnica que entrou em vigor em fevereiro deste ano.

 

O ministério das Relações Exteriores informou que a missão ao Afeganistão será liderada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Itamaraty.

Além da ABC, integram o grupo representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia, e da Associação Brasileira de Gemas e Jóias (Abragem).

O Brasil pretende firmar parcerias para prestar capacitação técnica nas áreas de agricultura, mineração e lapidação de pedras preciosas.

Na agricultura, há grande potencial para o desenvolvimento do cultivo de soja e trigo e das técnicas de extensão rural e de extração e beneficiamento de gemas e o fortalecimento do sistema de supervisão de produção mineral.

De acordo com o Itamaraty, a missão atende a uma demanda afegã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *