Agenda

Joint Ventures
01/02/2012
Brasil quer aprofundar relações econômicas com Cub
01/02/2012

Brasil terá missão empresarial no Oriente Médio

Brasil terá missão empresarial no Oriente Médio

Brasília – Cerca de 70 empresários, representantes de empresas, entidades setoriais e órgãos do governo, participarão da missão organizada pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ao Oriente Médio entre os dias 12 e 16 de fevereiro.

O grupo visitará a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, incluindo Dubai e Abu Dhabi, e Qatar. São quatro tipos de companhias, totalizando 46, que integrarão a missão.

São exportadoras de diferentes tipos de produtos, construtoras, indústrias de defesa e interessadas em atrair investimentos para projetos no Brasil.

O evento está sendo organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e o ministro Fernando Pimentel vai liderar o grupo nos encontros com membros dos governos locais.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira também participará. Nesta terça-feira, 31, o presidente da entidade, Michel Alaby, fez uma apresentação aos empresários brasileiros sobre como negociar com os árabes.

Apenas nos Emirados Árabes, mais de 100 empresas locais se inscreveram para participar da rodada de negócios com os brasileiros. Outras 60 companhias querem discutir negócios nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento imobiliário, o que reflete o interesse do Oriente Médio pelo Brasil.

Além dos países visitados, os empresários brasileiros terão encontros com representantes industriais de 20 empresas da Jordânia, Bahrein, Líbano, Kuwait e Omã.

Na Arábia Saudita, cerca de 40 empresas confirmaram participação na rodada de negócios com os brasileiros e nove no seminário de investimentos. Mais 94 empresários estão para confirmar presença na rodada e pelo menos 20 devem participar do seminário.

Já as construtoras e as empresas de defesa terão agendas separadas.

Em relação ao Qatar especificamente, empresas brasileiras estão de olho nas oportunidades e projetos do país para a Copa do Mundo de 2022.

InfoRel – Irã

Entre os dias 4 e 10 de fevereiro, o jornalista Marcelo Rech estará em Teerã, Irã, para reportar o potencial econômico-comercial deste país com a América Latina, em especial, com o Brasil.

O objetivo é mostrar o Irã que é ignorado pelas agências de notícias norte-americanas e européias e replicadas na imprensa brasileira.

O Irã está no centro da agenda internacional simplesmente porque não aceitou submeter-se aos caprichos da “comunidade internacional”.

A viagem acontece no momento em que o país se abre para inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e se coloca à disposição para a retomada das negociações em torno do seu Programa Nuclear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *