Brasília, 04 de agosto de 2020 - 16h51
Brasil terá parceria no G20 para o desenvolvimento de infraestrutura

Brasil terá parceria no G20 para o desenvolvimento de infraestrutura

13 de dezembro de 2019 - 12:21:43
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – No último sábado, 7, a Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia assinou uma Carta de Intenção com o Global Infrastructure Hub (GI Hub), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos mercados de infraestrutura no país. O documento foi assinado durante a primeira reunião do G20 em Riad, na Arábia Saudita, pelo titular da SAIN, Erivaldo Gomes, e a CEO do GI Hub, Marie Lam-Frendo.

De acordo com o Ministério da Economia, o lançamento do Programa Nacional do Brasil, que é a primeira iniciativa individual do GI Hub com um país, resulta de trabalho intensivo realizado nos últimos meses, envolvendo consultas com o governo brasileiro para o levantamento de iniciativas e com vários bancos de desenvolvimento multilateral para a validação de programas, além de acompanhamento in loco do GI Hub em período integral no Brasil.

As principais atividades do Programa Brasil no País do GI Hub envolverão:

- Apoiar o desenvolvimento da estrutura do país para o Programa de Privatização de Portos do Brasil;

- Fornecer um estudo de benchmarking sobre financiamento privado de longo prazo para infraestrutura;

- Consolidar as principais práticas de alocação e mitigação de riscos em moeda estrangeira;

- Prospectar a integração da plataforma SOURCE para o desenvolvimento da preparação de projetos de infraestrutura no Brasil; e

- Estudar práticas líderes em instrumentos de garantia do governo para investimentos em Parcerias Público-Privadas (PPPs).

A execução das atividades envolverá a contratação de consultores para os trabalhos e a realização de workshops do GI Hub no Brasil, na preparação de projetos de infraestrutura. O trabalho se beneficiará de diálogo contínuo entre o GI Hub e organizações internacionais estratégicas, o setor privado, MDBs e contrapartes do governo que orientam o programa do país por meio da colaboração e do compartilhamento de experiências, recursos, lições aprendidas e melhores práticas adquiridas.

O Programa Nacional do Brasil se vincula diretamente à missão do GI Hub de conectar a comunidade de infraestrutura global e compartilhar ideias para facilitar a entrega dos resultados econômicos, sociais e ambientais dos membros do G20 por meio de mais e melhor infraestrutura.

GI Hub

Em 2014, o G20 reconheceu a importância da infraestrutura no aumento da demanda e no aumento da produtividade e crescimento, estabelecendo o programa plurianual da Iniciativa Global de Infraestrutura para apoiar o investimento público e privado em infraestrutura de qualidade. O Global Infrastructure Hub foi criado pelo G20 para fornecer recursos dedicados para ajudar a implementar a agenda sob a Iniciativa e cumprir os objetivos do grupo.

Sediado em Sydney, na Austrália, e composto por profissionais de infraestrutura de setores público e privado de todo o mundo, o GI Hub recebeu o mandato de aumentar o fluxo global de projetos de infraestrutura bancários e de qualidade. Ao facilitar o compartilhamento de conhecimento, destacar as oportunidades de reforma e conectar os setores público e privado, o GI Hub ajuda a melhorar o funcionamento dos mercados de infraestrutura.