Assuntos Estratégicos
07/02/2006
Conselho de Segurança
07/02/2006

Recursos Hídricos

Brasil terá proposta no Fórum Mundial das Águas

Entre os dias 16 e 22 de março, será realizado no México, o Fórum Mundial das Águas, para o qual, o Brasil deverá apresentar uma proposta de gestão da água nos países da América Latina e Caribe. A proposta foi aprovada na última reunião dos ministros do meio ambiente da região, em novembro na Venezuela.

De acordo com o ministério do Meio Ambiente do Brasil, a estratégia prevê o desenvolvimento de ações comuns, a médio e longo prazos, para resolver os problemas identificados como prioritários na gestão dos recursos hídricos, como o aumento da cobertura de água potável e saneamento, investimento em tratamento de resíduos domésticos, industriais e agropecuários e a introdução de produções mais limpas.

Além disso, os países latino-americanos e caribenhos pretendem conciliar as políticas nacionais, propor padrões mínimos de qualidade da água, fortalecer os mecanismos de troca de informações e articular a gestão da água com outras políticas públicas, como as de combate à pobreza, educação e saúde.

O secretário de Recursos Hídricos do ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, afirmou que há um entendimento de que os países da América Latina e Caribe estão iniciando um novo ciclo de crescimento econômico, com aumento da geração de empregos, das exportações e do consumo interno.

Segundo ele, essa tendência poderá provocar alterações ambientais nas áreas urbanas e rurais e no uso dos recursos naturais. “Preparar a região para que esta nova fase de crescimento não se traduza em degradação é um dos desafios que temos que enfrentar”, afirmou Senra.

Ainda de acordo com o ministério, o Brasil vai ao México como o primeiro país da América Latina a preparar e aprovar um plano nacional de gestão de recursos hídricos, documento que será apresentado no Fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *