Aprovada Doutrina de Mobilização Militar
13/02/2012
Brasil e Peru discutem fortalecimento da segurança
14/02/2012

Brasil vai participar da entrega de reféns das Far

Brasil vai participar da entrega de reféns das Farc na Colômbia

Brasília – O presidente colombiano Juan Manuel Santos autorizou o Brasil a participar da entrega de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os detalhes da participação ainda não foram discutidos e o governo da Colômbia aguarda uma posição da guerrilha.

A liberação dos reféns – militares e policiais – se daria entre fevereiro e abril.

A decisão não significa, no entanto, que o Brasil irá mediar qualquer tipo de negociação sobre o conflito colombiano. Santos deixou claro que ninguém está autorizado e sentar-se com as Farc para tratar de um processo de paz.

Juan Manuel Santos decidiu permitir a participação do Brasil justamente por conta da participação de militares e aeronaves das Forças Armadas brasileiras, nas últimas operações de libertação de reféns.

Inicialmente, o governo colombiano não queria a participação do Brasil e nem de outros países. O ministro do Interior, Germán Vargas Lleras considerava isso desnecessário.

Um grupo de colombianos chegou a propor que empresários pagassem pelos resgates dos seqüestrados, proposta considerada absurda não apenas pelo governo como por grande parte da sociedade do país.

Há mais de dez dias as Farc decidiram unilateralmente cancelar as entregas do militar Luis Beltrán e dos policiais Carlos Duarte, César Lasso, Jorge Trujillo, Jorge Romero e José Forero.

Eles foram seqüestrados entre 1998 e 1999. Caso sejam de fato libertados, as Farc ainda terão cinco militares em cativeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *