Agenda

Defesa Regional
08/12/2012
Comunicado Conjunto Brasil – França
19/12/2012

Brasil vai reforçar presença nas fronteiras

Brasil vai reforçar presença nas fronteiras

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que o Brasil irá reforçar a presença policial em suas fronteiras por meio das polícias Federal e Militar. A ideia é duplicar essa presença até 2014 para aumentar o combate ao contrabando de armas e o tráfico de drogas.

Segundo Cardozo, o narcotráfico impacta diretamente nos índices de violência nas cidades brasileiras. “Para 2014 duplicaremos o pessoal nas fronteiras, tanto da Polícia Federal como da Polícia Militar”. A informação foi dada em audiência na Câmara dos Deputados.

O Brasil tem mais de 17 mil quilômetros de fronteiras com dez países. Cerca de 22% do território nacional é constituído por municípios fronteiriços. Até agosto deste ano, 3,5 mil policiais atuavam nas operações de vigilância e controle antidrogas nas fronteiras, mil homens a mais que no mesmo período de 2011.

No entanto, José Eduardo Cardozo reconheceu que será difícil tornar invulneráveis as fronteiras, “mas às tornaremos mais controladas e seguras”, garantiu.

Em 2011, o governo lançou o Plano Estratégico de Fronteiras como mecanismo para apoiar a repressão ao narcotráfico nas fronteiras com Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

No âmbito deste programa também são mobilizados militares das Forças Armadas que atuam especialmente nas áreas próximas à Bolívia, Colômbia e Peu, os três principais produtores de cocaína do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *