SICA – Brasil
14/09/2005
Estados Unidos – Paraguai
14/09/2005

SICA – Brasil

Brasil vai transferir tecnologia do etanol aos países do SICA

Comunicado Conjunto

Por ocasião da Reunião de Chefes de Estado e de Governo do Sistema de
Integração Centro-Americana [SICA] e da República Federativa do Brasil, no dia 13 de setembro de 2005, na Cidade da Guatemala, os Presidentes do Sistema da Integração Centro-Americana [SICA] reiteraram a importância de iniciar a cooperação entre os países da região e o Brasil no que se refere à transferência de tecnologias para a produção e uso do etanol combustível, do biodiesel e de outras fontes alternativas e sustentáveis de energia, para enfrentar os altos preços internacionais do petróleo.

O Presidente do Brasil ofereceu cooperação aos países interessados em
desenvolver programas para a utilização de biocombustíveis em transportes e para a produção de energia, em particular para a utilização do etanol.

Com esse objetivo, será organizada, em três semanas, missão dos
países do SICA ao Brasil, cujas delegações poderão ser integradas pelos Ministros de Relações Exteriores e responsáveis pelo tema em nível nacional, pelas Secretarias do SICA, SIECA e BCIE, e por especialistas e empresários.

A missão será convidada a visitar fábricas de produção de etanol, a
indústria automotiva brasileira, a PETROBRAS, entidades encarregadas da regulamentação técnica e ambiental, e agências brasileiras de financiamento da produção e exportação.

Serão organizadas reuniões com órgãos do Governo nas áreas financeiras e de ciência e tecnologia, para a discussão de políticas referentes a biocombustíveis, com vistas a que os Ministros do SICA responsáveis possam harmonizar normas técnicas.

Congratularam-se pela assinatura de Protocolos Bilaterais de
Intenção sobre Cooperação na Área de Técnicas de Produção e Uso do Etanol Combustível.

Nessa oportunidade, os Presidentes do SICA decidiram instruir seus Ministros de Economia e Comércio Exterior a avançar no processo exploratório do Tratado de Livre Comércio [TLC] com o Mercosul, levando em conta as assimetrias nas suas economias.

Os Presidentes do SICA reiteraram seu interesse no ingresso do Brasil, na condição de sócio extra-regional, ao Banco Centro-Americano de Integração Econômica [BCIE].

O Presidente do Brasil informou que instruirá seus Ministros competentes a examinar, no curto prazo, a participação do Brasil
no Banco, por meio de suas agências financeiras, tal como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *