Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H43

Mercosul

23 de maro de 2005
por: InfoRel
O governo do Paraguai, através do Departamento de Imigração, ameaça expulsar milhares de brasileiros que trabalham no paà­s ilegalmente, nas lojas de produtos pirateados. Os comerciantes árabes, chineses, coreanos e taiwanenses, também poderão ser punidos pelo governo paraguaio por darem emprego a brasileiros.

De acordo com o governo paraguaio, todos os dias, cerca de 10 mil brasileiros cruzam a fronteira para trabalhar em Ciudad del Este. Essas pessoas não moram no paà­s, garantem as autoridades paraguaias.

Para as autoridades de imigração do Brasil, trata-se de represália por conta das restrições impostas pelo paà­s ao contrabando e à  pirataria. Pelo menos dois mil brasileiros poderão perder seus empregos em território paraguaio.

Carlos Liseras, diretor de imigração do Paraguai, afirmou que a situação de irregularidade perdura há 30 anos, mas vinha sendo tolerada até que a Receita Federal brasileira decidiu endurecer o combate ao contrabando. Cerca de 4 milhões de estrangeiros compram nas lojas de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu [PR].

O Paraguai argumenta que as restrições impostas pela Receita Federal do Brasil já provocaram um prejuà­zo de US$ 10 milhões à  economia paraguaia. O presidente Nicanor Duarte pretende tratar do assunto com o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Comerciantes paraguaios estiveram com Duarte e denunciaram que a Polà­cia Federal do Brasil tem perseguido “turistas” até mesmo no território brasileiro, o que tem provocado quedas sucessivas nos negócios.

Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...