Brasília, 07 de dezembro de 2019 - 00h28
BRICS reforça importância da sustentabilidade no setor agrícola

BRICS reforça importância da sustentabilidade no setor agrícola

14 de novembro de 2019 - 18:21:08
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Os Chefes de Estado e de Governo do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que integram o BRICS, reunidos durante a sua 11ª Cúpula, aprovaram nesta quinta-feira, 14, a Declaração de Brasília, com as principais decisões do grupo. Na área da agricultura, o documento reconhece a importância da cooperação entre os países e da gestão sustentável dos recursos naturais e destaca que o comércio no bloco deve se basear na ciência e na tecnologia.

“Na condição de líderes mundiais na produção de produtos agrícolas e lar de grandes populações, destacamos a importância da cooperação do BRICS na agricultura. Reconhecemos a importância da agricultura de bases científicas e do uso de TICs para essa finalidade. Sublinhamos a necessidade de garantir segurança alimentar, qualidade sanitária dos alimentos, combater a desnutrição, eliminar a fome e a pobreza por meio do aumento da produção agrícola, da produtividade, da gestão sustentável dos recursos naturais e do comércio agrícola entre os países do BRICS”, diz o documento.

O documento expressa ainda o compromisso dos cinco países com os resultados da COP 14 da Convenção das Nações Unidas para o Combate à desertificação (UNCCD) para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15.3 (uso sustentável dos ecossistemas terrestres) até 2030, de combate à desertificação, recuperação de terras e solos degradados, e "lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação da terra”.

Além disso, os líderes do bloco se comprometeram com a implementação do Acordo de Paris e pediram o apoio dos países desenvolvidos para ampliar a prestação de assistência financeira, tecnológica e de capacitação aos países em desenvolvimento para apoiar ações de mitigação e adaptação. Outro resultado foi a criação da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS, que visa a aumentar o papel das mulheres como impulsionadoras do crescimento econômico, contribuindo para o empoderamento econômico das mulheres nos cinco países.

A Declaração de Brasília cita ainda a 9ª Reunião de Ministros da Agricultura do BRICS, realizada em setembro, em Bonito (MS), que reconheceu a importância da agricultura sustentável e o papel da biotecnologia para o aumento da produtividade.