Relações Exteriores

Narcotráfico
29/03/2005
Represália
29/03/2005

Soberania

Câmara quer ouvir ministros sobre internacionalização da Amazônia

Os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, José Alencar, participarão da audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a internacionalização da Amazônia.

O encontro será realizado conjuntamente pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

O deputado Júlio Delgado [PPS-MG], autor do requerimento aprovado na semana passada, quer saber quais as providências que o governo adotou para proteger a Amazônia de uma suposta ocupação internacional.

Ele acredita que a instalação do Sistema de Vigilância da Amazônia [SIVAM], representa um grande avanço em termos de proteção da floresta.

“Mas a sociedade brasileira tem se preocupado com a infiltração descontrolada de organizações de todo tipo na região, a biopirataria, a instalação de empreendimentos estrangeiros e, de forma mais escandalosa, as declarações recorrentes de líderes e autoridades estrangeiras”, esclareceu.

Ele mencionou as declarações feitas pelo ex-comissário da União Européia, Pascal Lamy, candidato a diretor-geral da Organização Mundial do Comércio [OMC], que defendeu uma gestão internacional dos recursos da Amazônia. Segundo Delgado, “a proposta é inaceitável e ofensiva à soberania nacional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *