Defesa

Integração
04/07/2012
Fronteira Norte
07/07/2012

Defesa Nacional

Campo de Prova Brigadeiro Veloso: `Você luta como Treinou´

Na divisa dos estados do Mato Grosso e Pará, está um dos centros de treinamento mais importantes para a defesa da soberania nacional. O Campo de Prova Brigadeiro Veloso (CPBV) que existe desde 3 de setembro de 1950 quando a primeira aeronave efetuou um pouso em Cachimbo.

A inauguração oficial, no entanto, ocorreu quatro anos depois em 20 de janeiro de 1954.

Com o lema “Você luta como Treinou”, o CPBV é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de simulação de cenários, o que permite proporcionar estrutura de apoio de alto nível para o treinamento de equipes de combate, terrestres e aéreas, além de executar ensaios, testes e experimentos de acordo com as prioridades estratégicas do Comando da Aeronáutica.

O Campo de Prova conta com uma pista de pouso asfaltada com 2.599 X 45m, equipada com VOR, DME e NDB, e tem condições de operar noturno e IFR.

Em 2004, a Aeronáutica inaugurou a pista auxiliar com 1.600 X 35m que possibilita a realização de pousos e decolagens em situações de emergência.

O CPBV também é parte do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). No campo há uma Unidade de Vigilância e o pátio de estacionamento principal comporta até 20 aeronaves de pequeno porte. Seu hangar possui infraestrutura completa para uma Unidade Aérea.

O estande de tiro está localizado cerca de 10 km da pista, o que significa que está no campo visual dos pilotos já na decolagem. Diversos estandes estão espalhados pelo campo, desde objetivos de oportunidade até pistas e instalações simuladas de mísseis e radares.

Pesquisa

O Campo de Prova Brigadeiro Veloso mantém ainda uma forte vertente na área de pesquisa e na preservação ambiental. Estudos das camadas atmosféricas são realizados anualmente por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Há ainda trabalhos de preservação da fauna e flora e de reintegração de espécies de animais, em parceria com o IBAMA. Em Cachimbo se encontra a usina pioneira de geração de energia hidroelétrica, movida por uma roda d´água, no rio Braço Norte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *