Brasília, 15 de setembro de 2019 - 10h14
Canadá explora oportunidades de negócios com Minas Gerais

Canadá explora oportunidades de negócios com Minas Gerais

11 de setembro de 2019 - 11:43:59
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O governo do Canadá, com o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/MG), promoveu nesta segunda-feira, 9, um encontro de oportunidades entre as empresas do setor de mineração do Canadá e de Minas Gerais.

A cônsul e comissária sênior de Comércio no Brasil, Elisa Racicot, afirmou que eventos como esse são muito importantes para a indústria mineral chegar a seu potencial em um futuro próximo e que a digitalização da mineração é muito importante. A cônsul ressaltou que existe pressão internacional sobre o segmento, principalmente aqui no Brasil devido aos últimos acontecimentos. “Procuramos soluções para uma mineração futura mais sustentável, limpa e eficiente”, disse.

Segundo o vice-presidente da FIEMG e presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA), Fernando Coura, “esta visita reforça os laços de cooperação econômica por meio da busca de novas oportunidades de parcerias, investimentos e negócios entre Minas Gerais e o Canadá no setor mineral”.

De acordo com Franz Brandenberger, gerente de Desenvolvimento de Negócios para Mineração do Consulado do Canadá, 13 empresas canadenses de Tecnologias Limpas e Transformação Digital participaram de rodadas de negócios com empresas de exploração mineral com atividades no Brasil quem tenham demandas nessas duas áreas.

“O governo do Canadá visitou, em torno de 25 empresas do setor mineral. Levantamos as demandas para essas áreas específicas, voltamos para o país e procuramos quem atendesse essas demandas. Trouxemos para o Brasil essas empresas canadenses e organizamos esses encontros individuais. Nosso objetivo é facilitar a comunicação entre as empresas canadenses e brasileiras, sendo o mais assertivo possível”, disse.

Para Brandenberger, a FIEMG é grande parceira nessa ação, promovendo Minas Gerais com investimentos diretos e atração de novas tecnologias, facilitando parcerias entre canadenses e brasileiros.

O Canadá é o principal destino de investimento brasileiro no exterior, com estoque superior a US$ 20 bilhões, o que torna o Brasil a sétima maior fonte de investimento estrangeiro direto no país. Os investimentos brasileiros concentram-se no setor de mineração. Os investimentos canadenses no Brasil, por sua vez, atingem cerca de US$ 15 bilhões e abrangem áreas como engenharia civil, tecnologia e mineração.

Historicamente os recursos minerais existentes no Brasil tem grande importância na indústria nacional e no desenvolvimento do país. O setor possui hoje, no Brasil, 7.785 empresas e é responsável por aproximadamente 169 mil empregos diretos sendo os estados de Minas Gerais e Pará responsáveis por quase 90% da produção nacional.

Nesse cenário, Minas Gerais é o principal player nacional. Se considerar a extração de minerais, são 1.888 empresas (34% do total nacional) e quase 60 mil empregados, o que corresponde a mais de 24% dos empregos do Brasil no setor.