Mundo

Bolívia anuncia que Reino Unido poderá somar-se ao projeto do Trem Bioceânico
17/10/2017
Acordo de Livre Comércio MERCOSUL – União Europeia não entusiasma
17/10/2017

Canadá quer abrir negociações com o MERCOSUL

Brasília – O Canadá quer abrir negociações para um Tratado de Livre Comércio com o MERCOSUL já a partir de dezembro ainda sob a presidência brasileira do bloco sul-americano. Para tanto, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e do Comércio Internacional do Canadá, François-Philippe Champagne, se reuniram na semana passada à margem da Conferência Mini-Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Marraquexe, no Marrocos.

A ideia é que as negociações tenham início em Buenos Aires quando será realizada a reunião anual da OMC. Representantes dos quatro países membros fundadores do MERCOSUL já determinaram que as negociações tenham início. No Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau precisa da aprovação do seu gabinete, mas autoridades canadenses afirmam que trata-se de mera formalidade.

Para o Canadá, o momento representa uma oportunidade para que o país realize “diálogos exploratórios” com o MERCOSUL. O desejo canadense ocorre exatamente quando o futuro do Tratado de Livre Comércio da América do Norte está sendo renegociado e pode ser extinto por pressão dos Estados Unidos.

Atualmente, o comércio entre o Canadá e o MERCOSUL é insignificante, no entanto há potencial de crescimento em várias áreas. De acordo com o governo brasileiro, no ano passado o volume de comércio entre as duas partes chegou aos US$ 5.8 bilhões, ou seja, um décimo do intercâmbio entre o bloco e os Estados Unidos, por exemplo.

Por conta do cenário internacional, o governo brasileiro também pretende investir em um acordo com o Canadá e indentificou oportunidades nos setores industrial e de agricultura que seriam fortemente competitivos.

Ainda no Marrocos, Brasil e Canadá emitiram um Comunicado Conjunto em que os ministros “expressaram sua satisfação com a perspectiva de aprofundar as relações bilaterais entre o MERCOSUL e o Canadá por meio de um potencial acordo de livre comércio, confirmada pelos resultados positivos preliminares do diálogo exploratório que está em andamento”.

Além disso, destacaram que, “dado o tamanho das economias canadense e do MERCOSUL e do comércio bilateral, existe um forte potencial para o desenvolvimento de uma relação comercial mais ambiciosa através do aumento dos fluxos de comércio e investimento”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *