Brasília, 15 de outubro de 2018 - 19H41

Candidatura brasileira à Comissão Interamericana d

13 de maio de 2013
por: InfoRel

O Governo brasileiro lançou a candidatura de Paulo de Tarso Vannuchi a uma das três vagas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), para o período 2014-2017. As eleições ocorrerão durante a 43ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Antígua, Guatemala, de 03 a 06 de junho.

A CIDH é composta por sete membros eleitos pela Assembleia Geral da OEA para um mandato de quatro anos, com direito a uma reeleição. Seis países (Brasil, México, Colômbia, EUA, Equador e Peru) disputam as três vagas que serão abertas ao final deste ano. Cada país vota em três candidatos nas eleições.

A candidatura de Paulo Vannuchi expressa o compromisso do Brasil com o fortalecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Nos termos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos e do Estatuto da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, os comissários são eleitos a título pessoal e possuem independência e autonomia no exercício de suas funções. Segundo os mesmos instrumentos interamericanos, os comissários não julgam casos de países dos quais sejam nacionais.



Convenção Americana sobre Direitos Humanos



O Ministro Antonio de Aguiar Patriota participará da II Reunião dos Estados-Parte da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José), a realizar-se em Cochabamba, em 14 de maio de 2013.



Esse segundo encontro tem por objetivo debater formas de implementar as ações definidas durante a I Reunião sobre o tema, no último dia 11 de março, em Quito. Trata-se de exercício de coordenação no contexto do processo de fortalecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos em debate na OEA.



De acordo com o Itamaraty, o Governo brasileiro considera o Sistema Interamericano de Direitos Humanos uma conquista histórica dos países da região e trabalhará para que essa reunião configure uma oportunidade nova para revigorá-lo em suas várias vertentes.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...