Agenda

Brasil e Argentina assinam acordo para fortalecer
01/04/2014
Brasil e Suécia se aliam para pesquisar mudanças c
07/04/2014

CBERS-4 tem lançamento confirmado

CBERS-4 tem lançamento confirmado

Brasília – O lançamento do Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto (Cbers-4) está programado para a segunda semana de dezembro deste ano na China. A confirmação ocorreu durante a 67ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB), realizada na quarta-feira, 2.

De acordo com a AEB, a previsão inicial para lançamento do Cbers-4, satélite desenvolvido em parceria entre Brasil e China, era o final de 2015. Em decorrência da perda do Cbers-3, em dezembro de 2013, devido a uma falha em um dos motores do veículo lançador chineses após partir da base de Taiyuan, os dois países concordaram em reunir esforços e antecipar o lançamento.

O presidente da AEB, José Raimundo Coelho, explicou que a revisão técnica foi realizada no mês passado nos projetos de satélites de pequeno porte, apoiados financeiramente pela Agência, pelo professor Jordi Puig-Suari, da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), dos Estados Unidos.

A exemplo do professor Felipo Graziani, da Universidade La Sapienza, convidado para a revisão em 2013, Puig-Suari também parabenizou o país pelo avançado estágio tecnológico alcançado no desenvolvimento de pequenos satélites.

Os projetos avaliados por Puig-Suari foram o Serpens, o ITASat, o NanosatC-Br1, o AESP-14, o Ubatubasat e o transponder Conasat. A exceção deste, os demais estão programados para serem lançados no segundo semestre do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *