Relações Exteriores

Política
19/10/2015
Comércio Exterior
19/10/2015

Transparência

Celac ampliará a cooperação contra a corrupção

Brasília – Os países que integram a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), se comprometeram em reunião realizada na Cidade do Panamá, a fortalecer a cooperação internacional contra a corrupção, no momento em que vários países da região são sacudidos por diferentes escândalos.

O compromisso é parte da Declaração do Panamá firmada por representantes de organismos anticorrupção de todos os países do bloco. “Estamos muito satisfeitos porque alcançamos uma declaração de consenso. Aprovamos normas de conduta que queremos ver refletidas em todos os países da Celac”, afirmou a diretora da Autoridade Nacional de Transparência e Acesso à Informação, do Panamá, Angélica Maytín.

Durante o evento, os países da Celac se comprometeram em fortalecer a cooperação e o intercâmbio de informação, dentro dos princípios da reciprocidade e do respeito à soberania nacional. O Equador, país que preside o bloco, sugeriu a criação de um índice de transparência regional, originado nos próprios países latino-americanos e à margem dos organismos internacionais, mas sem consenso, a proposta sequer foi debatida.

Pelo acordo firmado no Panamá, os países da Celac buscarão criar formas de cooperação judicial, fiscal e entre os órgãos de segurança, além de implementar medidas comuns de prevenção e assistência técnica para a recuperação de ativos produto da corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *